O mundo cada vez mais tecnológico exige profissionais que estejam conectados com essa realidade. Mas se a escola ainda vive nos moldes tradicionais de 50 ou 100 anos atrás, como esse aluno irá se transformar numa mão de obra qualificada? Há 15 anos, o Grupo MAC compreendeu essa lógica de mercado e implantou um sistema de educação que envolve tecnologia e o desenvolvimento de habilidades específicas. O olhar visionário do professor Edney e sua esposa Renata Quaresma mira o futuro bem próximo.
É Renata quem explica a visão do Grupo Mac. “Nosso sonho é fazer as pessoas entenderem que a educação mudou, tudo agora tem como base a tecnologia.”
Por isso, o grupo se destaca por ser um verdadeiro complexo de produção de conhecimento. A começar com o Colégio Mac, que já formou mais de cinco mil alunos. Tem também a parceria sólida da educação semipresencial de nível superior através da Famac/ Unopar, presente em seis municípios do estado, incluindo Belém, e Castanhal é a segunda maior unidade do país em números de alunos deste segmento.
E agora, a empresa apresenta a Really Experience, a escola de inglês que já nasce grande, presente em três países, Brasil, Estados Unidos e Japão.
O que mais impressiona é que todos os três segmentos possuem como base, metodologias inovadoras com aulas semipresenciais, aplicativos, plataformas on-line e conteúdos disponíveis a um clique. O Mac, inclusive, é a única escola da cidade que tem no seu currículo aulas de programação, para que o aluno compreenda e produza conteúdos online e até aplicativos para celular.
“Não existirá emprego nos próximos anos sem profundo conhecimento da informática e dos meios de comunicação da grande rede”, destaca Edney.
Vale ressaltar que todo o controle desse conjunto de empresas em 15 estados brasileiros, mais EUA e Japão, tem como base Castanhal.
O grupo emprega diretamente 240 profissionais que daqui do norte do país oferecem serviços e produtos com qualidade internacional.
Professores do Colégio Mac atuam com a certificação de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Google. A equipe passou por um curso de um ano para qualificar e utilizar os aplicativos específicos da Google for Education. Assim, as aulas, tarefas e até provas estão alinhadas a um padrão elevado de conhecimento e de técnicas baseadas em novas tecnologias. “O diferencial dos alunos do grupo é que eles possuem conexão com o mundo. Tenho certeza de que os profissionais que saem daqui, possuem um nível elevado de conhecimento. Eles conseguem trabalhar em qualquer lugar do mundo,” se orgulha, o professor Edney.
O Grupo Mac celebra 15 anos com um olhar de transformação. Cientes de que tudo muda rapidamente e que a educação precisa se adaptar a essa realidade. A sede em Castanhal passa por obras que vão unificar o campus que possui quadra de esporte, salas de aula, biblioteca, laboratórios modernos e estacionamento.
É mesmo inspirador ver que no norte do país, numa cidade fora da região metropolitana, um grupo investe na mão de obra local e forma profissionais alinhados com as necessidades do mercado em qualquer lugar do mundo.
É como afirma o casal, o Grupo Mac “forma cidadãos do mundo.”