Por Alana Motta

Assim como na moda, estilos vão e voltam, na arquitetura não é muito diferente!
O piso granilite é um material com base de concreto que utiliza agregados como mármores e granitos, formando a aparência de pedras naturais.
Essa técnica, produzida a partir de um processo totalmente artesanal, foi amplamente aplicada na década de 40, nos edifícios modernos espalhados por todo o mundo e tem como suas principais vantagens: a durabilidade, a resistência (à água e abrasão) e fácil manutenção, sendo comumente aplicado em pisos de casas e halls de prédios residenciais e comerciais. Com grânulos grandes ou pequenos, acabamento polido ou fulget (que mantém o relevo dos pedriscos), multicoloridos ou em tons pastel, aplicados sobre piso ou bancadas, em móveis ou utensílios… as possibilidades do granilite são enormes!
Atualmente, grandes marcas de revestimentos e pisos, como Portinari, Roca, trouxeram novamente esse acabamento para a arquitetura contemporânea, apresentando produtos para casa e decoração fabricados a partir da técnica ou que, pelo menos, fazem referências a ela.
Engana-se quem pensa que exista somente modelos com muita informação visual que, por vezes, podem ser cansativos aos olhos. Por isso, mostraremos algumas inspirações belíssimas das mais variadas aplicações que o produto pode ter: