Por Debora Jati

É na adolescência que nós passamos por mudanças físicas primordiais. É também comum, nessa fase, a conexão diária e até excessiva de celulares, tablets e notebooks. O grande problema é que o uso dessas novas tecnologias geralmente é aliado a hábitos inadequados, causando graves problemas de coluna, um dos mais comuns é a escoliose.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 2 a 4% da população mundial sofre com escoliose e isso não é pouco, visto que temos 7,6 bilhões de pessoas no mundo, este percentual corresponde de 152 a 304 milhões de pessoas que sofrem com este mal. E é só olharmos para o lado, que veremos que os dados de jovens com escoliose é muito grande.
Além de manter acumulada e desperdiçada a energia vital dos jovens, o perigo de uma vida sedentária pode gerar sérios problemas de saúde durante a vida adulta. Joseph Pilates diz que, se os jovens forem ensinados sobre o certo, eles jamais irão querer o errado! Por isso, seus exercícios também podem e devem fazer parte de uma rotina de vida saudável para os nossos jovens. Além de movimentar o corpo, o Pilates educa os jovens para uma rotina mais saudável e com qualidade de vida, para que eles sejam capazes de se desenvolver de forma plena e sem dores.
Desafie um jovem a movimentar-se e mude a vida dele com o método Pilates.

Ana Laila Quaresma
‘’Eu escolhi o Pilates por questão de saúde mesmo. Não estava fazendo nenhum exercício físico e sentia muita dor na coluna. Consigo controlar melhor a minha respiração, sem contar que ajuda bastante na estética. Antes, na escola eu ficava muito torta para escrever, levava muita bronca, porque ficava corcunda. Agora aprendi a postura certa. Normalmente as pessoas relacionam o Pilates a uma coisa calma e eu sou muito agitada. Ainda bem que aqui tem momento pra tudo.’’

Felipe Nunes
“Vim pro Pilates para melhorar as minhas dores de coluna. Eu só faltava encostar a cabeça no chão por causa de má postura.
Agora eu estou até mais alto porque assumi uma nova postura, controlei as dores por conta dos exercícios. Acho que o Pilates combina comigo, é uma atividade bem legal e me ajudou a manter a postura correta e melhorou muito a minha respiração.