Três vezes por semana, a empresária Ciane Regina Alves acorda de madrugada. A rotina de compromissos é longa para comandar a rede de lojas, e o dia começa antes do sol nascer, mas antes ela calça o tênis e corre nas ruas da capital com o grupo de corrida. Foi na atividade física que ela ironicamente encontrou o descanso para a mente que não para nenhum minuto. “A corrida é mágica! Ela faz bem para o corpo e para a mente, libera muita serotonina e endorfina, dois fatores importantes para o equilíbrio emocional”, explica logo os benefícios do esporte. Esporte esse que começou a praticar sem nenhuma pretensão e em pouco tempo se viu completamente envolvida. “Essa paixão pela corrida me dá muita energia. E o fato de superar os 10 ou 21 quilômetros prova para mim o potencial e a força que eu tenho de vencer qualquer desafio no dia a dia. A corrida me dá esse equilíbrio,” destaca satisfeita.
As duas horas de treino são esperadas com ansiedade também pelo reencontro com os amigos que fez no grupo. Profissionais de diversas áreas ali se unem com o mesmo objetivo. Ela explica que rola muito companheirismo e incentivo. “Ali não tem divisão de classe social, o que tem são vários amigos com o mesmo objetivo de vencer o desafio dos quilômetros a serem percorridos. A corrida te permite conviver com todo mundo de forma mais simples e humilde.”
De passo a passo, Ciane superou inúmeras limitações. Em um ano de prática, já conquistou cinco medalhas. Orgulha-se da meia maratona realizada, onde percorreu 21 quilômetros. E tudo isso, após se recuperar de uma lesão no joelho. “Eu confesso que o meu objetivo não é chegar no menor tempo, pegar pódio, mas cumprir realmente a corrida, é fechar os quilômetros preestabelecidos.”
Amizade, saúde, superação e qualidade de vida conquistados de forma tão simples e que ensinam coisas bem grandes. “Nós vivemos momentos muito delicados de desafios no nosso dia a dia. E a corrida passa a sensação de desafio vencido. É uma sensação muito prazerosa de constante auto desafio.”