Dor de ouvido pode ter muitas causas, tratar desse problema apenas com medicamentos para aliviar os sintomas, pode ser perigoso e agravar ainda mais o caso. É preciso ficar atento, pois quando começa a surgir coceira, é ela o primeiro sinal de que algo não anda muito bem.
A causa mais comum de coceira no ouvido está relacionada a um problema da pele do canal auditivo, mais comum em quem possui pele seca, e que pode ser agravado, se a pessoa tiver quadros alérgicos em outros locais do corpo, como rinite e dermatite.
Outra causa frequente da coceira no ouvido é a otite externa, uma infecção do canal auditivo, causada por bactérias ou fungos.
A otite externa em geral se inicia com um incômodo e coceira no ouvido, e progride para dor, inflamação e saída de secreção amarelada e com mau cheiro.
Coçar o ouvido com o uso de objetos pode remover a camada de cerume que protege o ouvido das infecções. Com isso, o ouvido fica sujeito à infecção por bactérias, e se a infecção persistir, também fungos podem estar presentes.
Recomenda-se que a higienização das orelhas seja feita com cuidado, após o banho, usando uma toalha macia enrolada na ponta do dedo.
Jamais introduza objetos que possam ferir a pele para limpar ou coçar o ouvido.
O tratamento é indicado com medicamentos específicos e também com uma alimentação mais saudável. Ao primeiro sinal de dor ou coceira insistente, deve-se procurar um otorrinolaringologista que irá fazer o diagnóstico preciso e o tratamento mais adequado.