Por Leonell Batista
Fisioterapia e Quiropraxia Clínica

Quando falamos em fisioterapia, a primeira imagem que nos vem à cabeça é de uma pessoa ou atleta que sofreu uma lesão e, como parte do tratamento, foi submetido a sessões de fisioterapia. Para muitos, as sessões se limitam a ajudar na recuperação de traumas ou são exercícios para aliviar dores na coluna. Mas, a fisioterapia vai muito além, ela tanto trata lesões no sistema músculo-esquelético como previne uma infinidade de problemas.
Ligado à qualidade de vida, o fisioterapeuta é um profissional independente e pode atuar sem a necessidade de encaminhamento médico. Nas sessões, o paciente é avaliado, diagnosticado e tratado com técnicas e exercícios que garantem alívio de dores. É importante destacar que o fisioterapeuta está apto a identificar quando o paciente necessita também ser encaminhado ao médico.
Quando se fala em prevenção, é ele também que atua, melhorando diretamente a qualidade de vida do paciente. Identifica na rotina do paciente onde ele encontra riscos que podem interferir na saúde, como por exemplo: ajustes no ambiente de trabalho. E a prevenção começa com a correção dessas situações, seguidas de exercícios e sessões para liberar a musculatura.
Além disso, o principal papel do fisioterapeuta é conscientizar o paciente de que ele precisa fazer algo para mudar de vida. Buscar atividades físicas, assumir novas posturas para assim, ter uma qualidade de vida até na melhor idade. O que você vai fazer a partir de hoje para envelhecer de forma saudável?
Quer conhecer mais sobre a atuação de um fisioterapeuta? Envie uma mensagem e descubra quais atendimentos esse profissional pode fazer!