Ingerir de forma adequada é essencial para a nossa saúde, disso todo mundo sabe. A rotina alimentar é responsável por grande parte da nossa qualidade de vida. E para que haja equilíbrio, é bom saber que o carboidrato não pode ficar de fora do prato, apesar de muitas dietas já terem classificado esses alimentos como vilões da boa forma. Excluir o carboidrato de maneira completa pode ser prejudicial à sua saúde.
Isso porque o carboidrato é a nossa principal fonte de energia, por isso é tão essencial. Ele está presente no arroz, batatas, frutas, massas, pães entre outros alimentos.
O que comumente acontece é o consumo exagerado. Quando o organismo recebe essa grande quantidade de energia e não a gasta, acaba armazenando em forma de gordura, quanto mais gordura, maior também o perigo de adquirir doenças crônicas ou agudas.
Dietas que excluem o carboidrato para acelerar a perda de peso podem ser perigosas. Num primeiro momento, realmente há a redução, porém, a tendência é estagnar devido o carboidrato também ser essencial para a queima de gorduras.
Quem é atleta e busca obter hipertrofia, aumento de volume dos músculos, não conseguirá, caso não esteja consumindo alimentos ricos em carboidrato. E depois, quando se passa muito tempo sem consumir um tipo de alimento, a tendência quando volta a comer é a compulsão, aí volta-se ao problema do excesso.
O nutricionista é quem vai montar um plano alimentar adequado. Não dá para sair copiando dietas de outras pessoas, pois cada corpo possui necessidades diferentes. Um plano alimentar ideal considera desnecessário excluir o carboidrato da sua rotina, pelo contrário, inclui em porções adequadas aos seus objetivos.
Antes de mudar sua maneira de se alimentar, procure um nutricionista! Ele vai te ajudar a obter maior qualidade de vida e a viver com mais saúde.