O estilo é inconfundível e a voz encantadora. Afonso Cappelo tem apenas 19 anos e já atraiu os olhares do país para o Norte quando disputou a final do programa de TV The Voice Brasil. Com 12 anos fez sua primeira composição e aprendeu a tocar vários instrumentos sozinho. Encontrou na música o refúgio para superar uma adolescência cheia de timidez. Hoje brilha nos palcos, e tem escrito parte da nova Música Popular Paraense.
Em pouco tempo Afonso saiu do anonimato e tem o reconhecimento pelo seu trabalho. Sua música está revelando quem é o garoto de olhar doce e visual moderno. Ele mesmo contou à Revista Janela VIP que suas composições são inspiradas no dia a dia, falam de sentimentos e experiências pessoais. “A composição é pra mim uma coisa muito íntima, então eu sempre procurei escrever sobre coisas que aconteceram comigo e de fato me marcaram o suficiente a ponto de compor”, explica.
Um novo clip está no forno e promete emocionar. É uma das suas primeiras letras escritas. Fez como despedida para o avô. A música foi dirigida e produzida por Rodrigo Camarão, produtor musical do artista, mixada e masterizada nos studios Gravodisc. Fala de perda e sobre o amor universal. “Todo mundo já passou por isso e sabe qual é o sentimento”, diz Afonso emocionado.
Sem pretensões de fazer do ritmo regional seu estilo único, Afonso acredita que a música paraense tem ganhado nova cara. Cita Felipe Cordeiro, Dona Onete, Félix Robato e Nana Reis como a Nova Música Popular Paraense que ousa em letras e sons sem preconceitos. Referências que encontramos nas canções que já começam a ser divulgadas e que fazem parte do seu primeiro EP a ser editado pela Som Livre. Mas Afonso vai além quando deseja que seus shows e canções estejam sempre com preços camaradas aos fãs. Por isso, disponibiliza suas músicas e clips em diferentes plataformas digitais. “Eu quero que meu material seja acessível. Assim, quem gosta de mim vai poder acompanhar tudo”, revela o músico.
Generoso, talentoso e com selo de originalidade paraense. Você ainda vai ouvir falar muito desse rapaz que apenas está começando uma trajetória sendo a voz do Pará no Brasil. Parece um sonho alguém com tanto talento e segurança no futuro, mas Afonso Cappelo é bem real e nos presenteia com sua simplicidade: “Eu só quero fazer a minha verdade”.