Por Flaviana Aoki
Engª Civil – CREA 16.135 D/PA

Quando você pensar na construção da sua casa ou quando as construtoras idealizarem um grande projeto de edifícios e obras de infraestrutura, saiba que é possível otimizar a utilização de recursos materiais e de mão de obra, facilitar na escolha de melhores produtos e ainda garantir mais eficiência e clareza no entendimento dos projetos. Isso é possível através da utilização de um modelo BIM.
Mas afinal, o que é o BIM?
Building Information Modeling, em tradução livre, Modelagem da Informação da Construção. A definição parece difícil, mas não é. O BIM é uma plataforma de modelagem computacional, onde podem ser geradas e guardadas todas as informações de um projeto, desde elementos gráficos, como as vistas 3D, até características físicas dos materiais utilizados, como marca, resistência e tipo de material.
Bem diferente do que se fazia até hoje, onde os projetos se tratavam apenas de representações gráficas de uma construção ou no máximo maquetes 3D. No BIM a construção pode ser totalmente detalhada de maneira virtual, facilitando no processo de detecção de problemas ainda na fase de projeto, isso faz com que os erros de projeto e de obra sejam menores, o que influencia diretamente no tempo gasto com todo o processo, gerando menos retrabalho e gastos nos projetos e nas construções.
Com o BIM, não se faz mais a obra desenhando mapas e plantas, mas sim trabalhando diretamente com modelos digitais. Dessa forma, os modelos são mais fiéis ao produto final e mais fáceis de serem compreendidos pelo cliente e gerenciados pelos profissionais.
O projeto idealizado em BIM agrega todas as partes envolvidas no planejamento de uma construção em uma plataforma única, melhorando o acesso e o compartilhamento das informações sobre cada detalhe e etapa da obra e sua execução.
Além disso, todo o sistema é chamado de paramétrico, pois no momento que uma alteração é realizada, o software automaticamente atualiza todo o projeto em tempo real. Assim, ele possibilita compatibilizar os projetos de diferentes disciplinas com facilidade e agilidade, tanto através do modelo 3D criado automaticamente, ou mesmo pelas plantas, cortes, fachadas, entre outros.
BIM não é só maquete 3D, mas principalmente informação. É o elo da Construção Civil, ainda hoje muito arcaica, com a tecnologia da informação que revoluciona todo processo com quem faz contato.
A utilização do BIM já é realidade para Formatus Engenharia e em muitas empresas do Brasil. Com tanta atenção voltada para essa plataforma, outras tecnologias também têm entrado no foco dessa indústria, abrindo espaço para mais novidades.
A utilização do BIM permite a comunicação e transparência das informações à obra, às equipes multidisciplinares e ao cliente. Essa integração dos envolvidos é a grande vantagem do sistema, pois confere ao processo confiabilidade, agilidade, precisão e economia.