Por Jacklline Sousa
Especialista em tributos – CRC/PA 017985/0-1

O chamado “Black Friday” chega como uma oportunidade para alavancar as vendas. E, como em qualquer evento de sucesso, um bom planejamento se torna indispensável. Para tanto, vamos dar algumas dicas para esse dia tão esperado, tanto pelos empresários dos mais variados ramos, quanto por consumidores em geral. Inicialmente, é importante analisar o estoque das mercadorias mais procuradas pelos clientes, aumentar a compra para suprir a demanda e oferecer uma estrutura adequada para que o atendimento opere de forma eficiente. Também é indispensável investir no atendimento, com vendedores preparados para lidar com o aumento no fluxo de vendas. Além disso, é preciso expor os produtos de modo a facilitar a visualização por parte dos clientes, assim como é necessário organizar os preços e formas de pagamento. Da mesma forma, é relevante esclarecer as políticas de troca, devolução e entrega dos produtos; pois, quando as regras são claras, evitam-se equívocos nas relações comerciais, favorecendo a fidelização do cliente. Apostar na propaganda de produtos promocionais é uma boa estratégia, já que uma boa campanha alimenta o interesse dos potenciais consumidores. É interessante ainda ressaltar que, para atingir uma margem de desconto considerável e atrair boas vendas, torna-se indispensável que os empresários projetem os preços dos produtos de acordo com os custos e a margem de lucro. Nesse sentido, a contabilidade atua como a principal ferramenta para a execução desse planejamento, uma vez que contribui para análise de mercado e consequente tomada de decisões.