Há 28 anos Joelma Kasahara, educadora nata, iniciou uma história que hoje reflete positivamente no Processo Educacional da cidade modelo. Em 1989, nas dependências de sua residência abriu uma turma de reforço escolar que se chamava ‘‘Donald’’. O Projeto foi evoluindo, passando por várias fases, e o divisor de águas foi a mudança para um local maior, adotando o nome ‘‘Betel’’.
Na intenção de atender as necessidades expressas por pais que desejavam manter o ensino de qualidade oferecido no extinto colégio Donald, essa mulher de olhar diferenciado, envolveu a família no processo, desenvolveram capacitações e juntos administram uma das instituições mais conceituadas da cidade.
O Betel hoje conta com: três unidades, quadras de esportes, laboratórios de informática, estrutura com equipamentos modernos que auxiliam os educadores em sala de aula, dando suporte nas atividades extraclasse.
É dos pais a primeira tarefa de educar , porém a escola ajuda neste processo através da escolarização. Nem tudo tem início em uma instituição, entretanto é da escola a missão de criar parcerias e formar cidadãos humanizados, tornando-os capazes de posicionar-se em qualquer situação. Ensinar é permitir que o outro se manifeste, sendo esta a tarefa mais nobre da sociedade.
O instituto já foi premiado com o título de “a escola dos sonhos” por pais e alunos. Do maternal ao convênio, adotou uma metodologia que vai além do conteúdo das disciplinas obrigatórias. É voltado à formação de cidadãos conscientes de seus papéis na sociedade e atua em constante envolvimento com as famílias. As atividades extracurriculares influenciam diretamente no processo da aprendizagem. “Nossa principal missão é educar e formar cidadãos. Nossos alunos vêm até a escola não só para concluir o ensino médio, mas para compreenderem como ver o outro com humanidade”, explica Jordana Kasahara, administradora.
A unidade Betel kids tem salas planejadas para receber os pequenos alunos com conforto: cadeiras e mesas com tamanhos adequados e área de lazer estruturada para possibilitar o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Na outra unidade, a tecnologia contribui com a didática das aulas, além de quadras de esportes com modalidades diferentes, para que o educando escolha aquela que mais se identifica. Tudo para ajudar alunos a desenvolverem capacidades de concentração e responsabilidade.
O Instituto Betel é uma escola que tem comprovado que educação de qualidade pode e deve ser humanizada, formando profissionais altamente qualificados. A prova desse alto padrão é que muitos pais não abrem mão de manter os filhos matriculados, da pré-escola ao Ensino Médio, já saindo direto para uma faculdade.
O sucesso do desenvolvimento dos alunos também se deve a um corpo docente envolvido com projetos educacionais multidisciplinar. Cada série tem uma coordenação que promove a integração dos alunos, estabelecendo de forma saudável as relações interpessoais e o empenho no processo ensino – aprendizagem.
Betel! A escola dos sonhos onde todos desenvolvem as tarefas com paixão. Lugar que prepara gerações para serem protagonistas de suas histórias.