Com Edney e Renata Quaresma.

”O futuro não pode ser pensado fora do meio digital”. A frase do professor Edney Quaresma chama atenção para a realidade em que estamos inseridos. A internet modificou de forma completa nosso modo de viver. Hoje utilizamos as plataformas digitais em todos os setores, seja para compras, vendas, transações financeiras, busca de informações e até mesmo relacionamentos. O que isso nos mostra é que o mercado de trabalho também acompanha essa corrida tecnológica e assim, exige profissionais diferenciados.
O profissional 4.0 é quem vai dominar e alcançar sucesso dentro desse novo cenário do mercado de trabalho.
Sabendo disso, o grupo gestor do colégio Mac, Famac/Unopar e Really Experience está lançando oficialmente um novo Campus Educacional, bem no centro de Castanhal. Essa sacada dos empresários Edney e Renata Quaresma é de uma grandeza visionária. “O profissional 4.0 precisa buscar duas coisas: formações técnicas, como graduação, MBA e inglês e também precisa desenvolver habilidades como ser colaborativo, ter capacidade de tomar decisões difíceis e dominar sua inteligência emocional”, explicam que tudo isso não se aprende trancado numa sala de aula, ou seja, é preciso ir além.
Há três anos, os empresários iniciaram o projeto da construção do Campus Educacional. O espaço foi planejado para ser um ambiente fértil de criatividade e possibilitar desenvolvimento total dos estudantes. O aluno que ingressa no sexto ano poderá concluir sua vida escolar de forma integral nesse ambiente, passando pelo Ensino Médio, Faculdade através da Famac/Unopar, MBA e o curso de inglês da Really. Um diferencial importante é que o estudante do Ensino Médio pode concluir de forma simultânea o High School, (ensino médio americano). Ao final do curso, receberá dois certificados, e as notas do High School podem ser usadas para a admissão desse aluno em faculdades nos Estados Unidos.
O lançamento do Campus vem atrelado a um conjunto de novidades voltadas principalmente para formação profissional. O objetivo é oferecer um espaço com infraestrutura adequada, com acesso à internet, robustas plataformas de ensino que contribuem para que o estudante faça a gestão do tempo, disciplina e autoconhecimento, com profissionais qualificados e preparados para abrir as portas do futuro mercado de trabalho.
“A escola tem a obrigação de fazer o aluno se descobrir como aprendedor. Ele tem que se perguntar, ‘‘como aplico esse conteúdo e aprendo mais sobre ele?’’ Para ser um profissional 4.0, o aluno precisa ser protagonista do seu aprendizado, o conhecimento está na palma da mão e à disposição de qualquer pessoa,” destaca Edney.
Assim, o aluno passa a ser protagonista do seu aprendizado, colocando-se em outro nível de desenvolvimento, inclusive psicológico.
O novo campus vem proporcionar novas experiências, interações e conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento de habilidades em solucionar problemas e adquirir inteligência emocional tão fundamentais no mercado de trabalho e na vida atual. Quem está fora desse contexto, está muitos passos atrás de obter sucesso profissional.
Quando o professor Edney fala da necessidade de todos acordarem para esse movimento mundial, alerta-nos de que é hora de mudar. “O Campus é a assinatura de tudo que a gente acredita. O profissional 4.0 deve transformar a vida das pessoas, e isso só acontece por meio da educação”.