NOTA MIL EM EXCELÊNCIA O SUPORTE NECESSÁRIO AOS QUE BUSCAM A NOTA MÁXIMA

       Olhar uma página em branco e não saber o que fazer para atender com excelência as 30 linhas da tão temida redação, é um dos pesadelos que persegue muitos estudantes às vésperas do Enem ou de um concurso. E os critérios de avaliação têm ficado cada vez mais exigentes. Para alcançar uma boa média, não basta escrever com ortografia correta, o estudante precisa compor um conjunto claro de ideias, argumentos e conteúdo. Parece difícil, mas a redação perfeita é possível.
É o que argumenta o professor Adriano Silva que acredita tanto nisso que batizou seu curso como Redação Nota Mil, em referência à média máxima da prova do Enem. Ele e o sócio Paulo Sérgio Paes dos Santos enfrentam o desafio da página em branco diariamente com seus alunos que chegam no curso inseguros, com médias baixas e muitas dificuldades para se expressarem. Em poucas aulas os resultados vão aparecendo, e um dos segredos está na metodologia desenvolvida para as aulas com vídeos, textos de revistas, trabalho on-line e uma orientação atenta durante toda a semana. “Temos a ideia de que devemos pensar para poder escrever, e não fazer o inverso que é o que a maioria dos alunos fazem”, explica, Adriano. Afinal, como ter opinião se você não conhece diferentes assuntos? “O objetivo do curso Redação Nota Mil é desenvolver nos alunos uma criticidade que geralmente na escola o tempo não permite”, conta.
Escrever bem não está ligado com nascer com “um dom”, o professor ressalta que é necessária muita leitura e treino. Por isso, o curso não tenta acertar temas, na verdade, foca no aluno, para que ele seja capaz de escrever sobre qualquer assunto. Em sala, o professor vai mostrando como desenvolver cada competência do texto, a conquistar o leitor logo na apresentação e a expressar ideias com personalidade. A leitura é o primeiro passo para se conseguir organizar ideias. Ajuda a fugir do censo comum. Quem escreve não pode só trabalhar com explicação, tem que somar outras informações, que podem ser históricas, uma música, dados ou contexto social”, argumenta o professor que trabalha também a expressão verbal com os alunos. A sacada de um curso pioneiro e específico para a redação tem dado tão certo que em três anos, os resultados surpreendem.
Em 2015, o curso teve alunos aprovados em todas as universidades do Estado em cursos de medicina, que exigem notas altíssimas. E no ano passado, 20 alunos tiveram nota acima de 900, bem próxima da média máxima do Enem. A busca por matrícula foi tão grande, que o espaço foi ampliado, agora conta com uma secretaria e uma sala com capacidade para 25 alunos por turno. E se você quer ir direto ao ponto, como um bom texto deve ser, ainda dá tempo de garantir uma vaga, as aulas já começaram e as turmas estão quase todas lotadas. Deixe a página em branco dar lugar a um texto que alcance a excelência, a tão sonhada Redação Nota Mil.