Por Guilherme Rodrigues
Cirurgião Dentista

Harmonização Facial é um conjunto de procedimentos estéticos utilizados para criar uma melhor harmonia no rosto do paciente.
A harmonização orofacial pode englobar diferentes procedimentos estéticos, na região dos lábios, nariz, malares e maxilares, pode ainda estar relacionada às funções de músculos do rosto, assim como às expressões faciais e possíveis marcas de expressão.
Entre os procedimentos da harmonização facial estão inclusos: bichectomia, toxina butolinica, preenchimentos com ácido hialurônico e a lipo de papada, por exemplo.
A bichectomia tem a função de remover uma pequena parte do acúmulo de gordura na região das bochechas, ajudando não somente na estética, mas também melhorando a mastigação, no caso do paciente que costuma morder a parte interna da bochecha.
A toxina butulínica, o famoso botox, além de dar o aspecto “liso” para a face, também pode auxiliar na estética do sorriso ou ajudar na diminuição da contração de algum músculo.
O ácido hialurônico serve para preencher desde os lábios até algumas marcas de expressões, cicatrizes, bigode chinês etc. Também é utilizado para ganho de volume em locais específicos da face e na rinomodelação, que é a modelação do nariz.
Para saber qual a melhor indicação para o seu rosto, é sempre necessário uma avaliação com um profissional especializado.