MÉDICA OTORRINOLARINGOLOGISTA CRM-PA 8759

Hoje, o uso de fone de ouvido foi incorporado à rotina do dia a dia, principalmente entre a população mais jovem. Entretanto, se seu uso não for adequado, pode causar sérios danos à saúde auditiva.
Um estudo recentemente publicado, realizado com 170 jovens de 11 a 17 anos, constatou que 92 dos entrevistados (54,7%) apresentaram zumbido nos ouvidos por causa da exposição ao som alto, sendo que 51% dos jovens afetados tiveram zumbido depois de usar fone de ouvido por muito tempo. E, segundo estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso de fones de ouvido em volume alto por mais de 90 minutos por dia aumenta o risco de a pessoa desenvolver zumbido ou perda auditiva, dentro dos próximos cinco anos. Se o indivíduo utilizar os fones de ouvido na potência máxima, os riscos aumentam em 70%.
Dessa maneira, alguns cuidados simples podem evitar o aparecimento da perda auditiva precoce: o volume dos aparelhos de MP3 e celulares com fones de ouvido não podem passar de 60 decibéis; evitar ficar muito tempo em ambientes fechados com música alta; opte por fones de conchas, eles distribuem melhor o som e prejudicam menos a audição; evite ficar perto de caixas de som; não ligue o rádio, a TV, máquina de lavar, liquidificador e outros eletrônicos de uma só vez; fique em silêncio sempre que possível depois de dias agitados para dar descanso aos ouvidos!

ASSINATURA ITAIANA