Por Fillipe Almeida – CRO 5330

A odontologia preventiva é uma área da odontologia que ajuda as pessoas a manterem sua boca e dentes sempre saudáveis.
Como alcançar a saúde bucal através da odontologia preventiva:
O primeiro aspecto que devemos evidenciar é regularidade nas visitas odontológicas, sendo que o intervalo indicado adequado para essas consultas de prevenção variam de acordo com o perfil e idade de cada paciente.
Além disso, a disciplina é fator fundamental para a manutenção de saúde bucal.
Comece com o uso de uma escova de dente correta, com cerdas macias e arredondadas e cabeça com tamanho adequado. Assim, a escova não irá causar nenhum trauma à bochecha, à língua e, também, a gengiva ou abrasão aos dentes. Usar fio dental também é imprescindível, pois é responsável pela higienização nas áreas onde a escova não alcança( região entre os dentes), prevenindo nessas regiões, cáries e inflamação gengival, e atua também contra o mau hálito.
Os pacientes que utilizam aparelhos ortodônticos ou próteses, precisam ter bastante cuidado com higienização bucal, pois estes dispositivos podem facilitar o acúmulo de restos alimentares.
A odontologia preventiva deve começar desde os primeiros anos de idade, para que a criança já entenda a importância do cuidado com os dentes e apresente sempre uma boca saudável.
O importante é que o melhor caminho sempre é a prevenção; por isso, faça visitas regulares ao seu dentista e siga as orientações fornecidas por ele.