Por Marco Souza

Estreando na Janela VIP com o foco no #porquementende, vamos abordar diversos temas sobre o segmento de comunicação visual, gráfico, consultoria de projetos, marketing, atualidades e cultura em geral. A Expresso Digital já esteve presente em diversos momentos, desde o nascimento da revista. Já foi capa, assinou contracapa, fez anúncio institucional, e agora inova aceitando o desafio desta coluna.
A comunicação em geral vem mudando de forma muito veloz, o que exige dos empresários, das agências de publicidade e dos prestadores de serviços de comunicação, constante atualização. As mudanças no perfil de consumo, o cenário político-econômico desfavorável, os avanços na tecnologia e as mídias alternativas, são ingredientes a serem analisados a todo momento, pois, o que servia ontem, hoje poderá não mais funcionar.
O atendimento individualizado e a atualização constante dos prestadores de serviço, são o caminho para se manter neste cenário. Diria até que o único.
Falando de Comunicação visual, neste contexto, a esmagadora maioria dos clientes, ao procurar uma gráfica digital, não sabe o que quer e não conhece o assunto. No entanto, a busca em diversas fontes na internet, faz com que muitos leigos se sintam especialistas, num piscar de olhos.
Para contornar esse problema, o segredo está em identificar primeiramente o perfil do cliente, suas necessidades especificas, e assim buscar soluções que os atendam. Importante é que sempre tudo deve estar pautado numa relação de confiança, porque de um lado tem um leigo, com um conhecimento adquirido em fontes vulneráveis e, do outro, um prestador de serviço que, pautado na ética e com conhecimento técnico, propõe soluções inovadoras, usando a versatilidade que os maquinários modernos propiciam.
Claro que tudo isso aliado a significativa dose de criatividade, que certamente dará vida e ousadia a projetos, tornando-os exclusivos e encantadores.
E aqui vai um conselho: consumidor, saiba que esse segmento é altamente complexo, envolve diversas variáveis, como cor, formato, tamanho, qualidade da imagem, vetorização, entre outras.
Portanto, desconfie quando há grandes variações de preço numa avaliação de orçamento, pois seu produto final tende a não ser aquilo que você espera.
Preze e escolha sempre na prestação de seu serviço, pelo atendimento qualificado, pois isso realmente fará sempre toda a diferença no final.