Por Marco Sousa.

O planejamento é uma necessidade no mundo atual. Não se permite mais iniciar um empreendimento, sem as devidas analises mercadológicas: definir seu público alvo, localização do ponto, quando for o caso, investimento inicial, capital de giro, estratégias de comercialização, distribuição, compras e marketing, entre outras especificidades de cada negócio. O plano de negócios é uma das ferramentas necessárias para minimizar os riscos de um empreendimento.
Neste tema, mergulhando um pouco na comunicação visual, uma observação que forneço aos nossos leitores, e que considero importante, é que nestes anos atuando no seguimento, uma parcela considerável das pessoas não se planejam para fazer uma gestão visual eficiente e moderna para seus empreendimentos, e normalmente como entramos para finalizar a obra, a escassez de recurso gerado pelo ineficiente ou ausente planejamento, faz com que não façamos o que seria o melhor, mas sim o que é possível no momento. Portanto, sugiro que ao empreender, façam uma reserva para essa finalidade, pois, por incrível que pareça, a gestão visual é o toque final no empreendimento, a verdadeira cereja do bolo. Logo, precisa ser bem executada e assertiva. Por fim, fica uma reflexão, a importância que você dispensa ao tema gestão visual, leva em consideração preço ou valor? Você sabe a diferença entre eles? Atentem nas próximas edições que iremos nos aprofundar sobre esse novo tema!