Você consegue responder se está consumindo proteína de forma adequada? A proteína é um nutriente muito importante para o bom funcionamento do seu corpo. Ela é responsável por fornecer material para a construção e manutenção de todos os órgãos e tecidos. Sem ela, você não consegue ganhar massa muscular. Ela também influencia diretamente na imunidade, garantindo boa resistência.
Dietas que restringem ou eliminam proteínas do cardápio podem ser muito prejudiciais à saúde.
Aqui a dica é consumir sempre de acordo com a sua necessidade. E procurar fazer refeições balanceadas, colocando no prato alimentos de origem animal, que são de alto valor biológico. Alguns legumes e vegetais, grãos e cereais também possuem proteína, porém com baixo valor biológico.
Então para quem quer perder peso, eliminar proteína não é uma boa opção, porque a perda de peso nesses casos acontece na massa muscular e isso com certeza não é bom para a saúde.
Por outro lado, existem dietas que têm como base somente proteína, porém apenas em determinados momentos da vida. Por exemplo, alguns atletas que fazem por tempo limitado, com foco nas competições. Visto que o consumo em excesso é desnecessário, também oferece risco à saúde.
O consumo ideal de proteína é muito relativo, para pessoas que não fazem atividades intensas, gira em torno de 0,8 a 1,2 gramas por quilo de peso. Para atletas de alta performance, por exemplo, até 3 gramas por quilo, mas a quantidade varia conforme a necessidade de cada indivíduo, sendo que, em alguns casos, dependendo da modalidade, essa quantidade pode variar.
Com a modernidade, esse consumo foi facilitado através de suplementos que são práticos no transporte e preparo, facilitando assim a sua vida.