Saudável, saboroso e regional, o açaí faz parte da tradição gastronômica das famílias paraenses e tem ganhado o mundo também. O grupo São João Polpas sabe da importância desse alimento e por isso tem um cuidado especial desde a escolha dos frutos à entrega das polpas que vão chegar nas mesas de todo o Brasil. Para isso, mantém uma equipe de controle de qualidade preparada, equipada e muito atenta com os mínimos detalhes.
Rosiane Gomes é a tecnóloga de alimentos responsável pelo controle de qualidade, ela conta que logo que chega na fábrica o açaí passa por uma seleção e uma lavagem inicial, somente depois é que ele passa pela limpeza com cloro para matar germes. “Todos os equipamentos são de inox devidamente higienizados e após o uso, de modo que tudo é esterilizado para que não haja contaminação de espécie alguma”, detalha.
Depois desse processo, os frutos são encaminhados para o setor onde ficam de molho, e posteriormente vão para o despolpamento é durante a fabricação das polpas que o alimento é analisado. “De cada lote são tiradas amostras para fazer as análises físico e químicas”, explica Camila Silva, do Controle de Qualidade, sobre o processo que garante que as polpas estejam de acordo com as determinações do Ministério da Agricultura. A empresa conta também com túneis resfriados que fazem o congelamento rápido das polpas a uma temperatura de 18 graus negativos. Só depois que elas são armazenadas nas câmaras frias à espera do transporte que também é refrigerado. Todo o processo pelo qual os alimentos passam é aprovado por fiscalizações constantes do Ministério da Agricultura. Essa é a segurança alimentar que você precisa para continuar consumindo o açaí com toda a sua família, inclusive, as crianças. Afinal, o açaí é uma ótima fonte de energia para os pequenos, pois tem alto índice de ferro, proteínas, gordura vegetal, vitaminas B1, C e E, além de outros minerais como cálcio, fósforo e potássio. Também tem antocianina, que é um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, contribuindo ainda com o funcionamento do sistema digestivo e limpeza do organismo. Pesquisas recentes demonstram que o consumo do fruto ajuda a manter os neurônios mais saudáveis, melhorando o raciocínio das crianças. Confiança da Família São João Polpas para a sua família.