Por Aline Dias
Especialista em Radiologia Odontológica e mestre
em Odontologia com enfase em Patologia Oral

O implante dentário é, atualmente, uma modalidade de reabilitação oral segura e com alto índice de sucesso. Este sucesso deve-se a uma Anamnese minuciosa com solicitação de exames de imagem radiológica como a Tomografia Computadorizada Cone Beam.
Diferente das radiografias panorâmicas convencionais as quais, apesar de terem suas indicações, em alguns casos nos fornecem uma visão limitada em duas dimensões, a Tomografia Computadorizada Cone Beam nos oferece uma visão digital tridimensional (imagem 3D), e é uma das inovações que mais contribuíram para a odontologia da era digital graças a sua riqueza de detalhes e nível de precisão, qualidades estas ideais para planejamento de implantes dentários. É um exame útil também em pesquisa de fraturas dentárias e cistos, análise de dentes inclusos e tratamento de canais desafiadores. Pesquisas mostram que em 50% dos casos o profissional muda o planejamento odontológico com uma tomografia em mãos.
Tomografia Cone Beam possui um nível de radiação muito menor que as tomografias de uso médico e traz previsibilidade para o implantodontista e segurança para o paciente principalmente quando há duvidas quanto a qualidade e quantidade da estrutura óssea que receberá o implante. A clinica Radiológica Uniface em Castanhal possui radiologistas com longo tempo de experiência, além do equipamento Sirona Orthophos 3D, sinônimo de precisão. Um exame tomográfico é realizado em 14 segundos. Conforto para o cliente e claro, dose de radiação reduzida.