Com Chef Raíssa Batalha

Mesa farta é sinônimo de felicidade e abundância! E, proporcionar isso a amigos e familiares é a paixão da Chef Raíssa Batalha. Ela vive da gastronomia, mas sua paixão vai além do ganha-pão de todos os dias. Quando o prato em questão é servido a pessoas queridas, o prazer em cozinhar é ainda maior. “Eu gosto muito de cozinhar, a nossa família tem uma tradição de reunir, porque uma parte está aqui no Pará, outra no Maranhão e outra em São Paulo. Então, fim de ano é quando reunimos todos, é uma forma de lembrar Deus na nossa família”, destaca. Tradição que acompanha desde a infância, quando via os pais preparando a mesa, e, no dia a dia, cozinhando para o irmão, aos 16 fazia cup cakes e ganhava seu próprio dinheiro. Inventou receitas que até hoje lembra de cabeça.
Ela quase escapou da gastronomia, chegou a cursar semestres nos cursos de turismo e nutrição, mas o sonho mesmo era a gastronomia. E foi trabalhando num restaurante em São Paulo, que percebeu que todos os seus caminhos a levavam para perto de fogões, panelas e ingredientes. Aí não teve jeito, se matriculou no curso de gastronomia e hoje é uma Chef de cozinha super respeitada!
Dá gosto de comer o que ela faz e também de vê-la preparando. Quando está no seu ambiente de trabalho, fica tão à vontade que prepara tudo cantarolando e assobiando, é um deleite. “Toda vez que cozinho, começo a assobiar. Estou sempre cantando porque é muito bom, não sinto que estou trabalhando. Não canso nunca, começo ainda de madrugada e vou até a noite, para atender as encomendas.”
Nesse tempo de confraternizações e ceias especiais, Raíssa se prepara para oferecer seus pratos mais deliciosos; entre eles, o bolo natalino, que é muito comum na Inglaterra, e por aqui faz o maior sucesso na mesa da Chef. É a receita que não pode faltar no Natal e também onde coloca toda sua paixão pela gastronomia. “Cozinhar é uma satisfação que só dá para explicar com a imagem de ver a alegria no rosto dos outros. Ver a pessoa comendo e saboreando de olhos fechados é a melhor sensação que tem.